20 setembro 2012

Há 70 anos...
















70 anos da Arrancada Heróica. Dia histórico, dia do qual devemos nos orgulhar para todo o sempre, dia que sintetiza o espírito guerreiro que nos fez superar tantas e tantas adversidades para transformar o Palestra/Palmeiras em Campeão do Século XX. Dia que nos lembra também do que perdemos ao longo das décadas, com um gigante ficando refém das mentes pequenas de dirigentes que se tornam ainda mais inexpressivos e repugnantes diante da grandiosidade dos homens que, no ano da glória de 1942, fizeram o imortal Palestra Italia escrever a mais bela página da história do futebol brasileiro.

Que o espírito de Adalberto Mendes nos acompanhe! Que o ano de 1942 seja lembrado para todo o sempre! Avanti, Palestra!

###

O site do Palmeiras traz um bastante competente relato do que foi a Arrancada Heróica. Confiram lá para entender um pouco melhor o que foram aqueles meses agitados que marcaram a nossa história.

Melhor ainda: se o mercado editorial não é lá muito generoso quando se trata de futebol, eis que os 70 anos da Arrancada Heróica haverão de nos presentear com duas obras imprescindíveis para todo e qualquer palmeirense que se preze.

O primeiro livro é do monstruoso Fernando Galuppo, meu grande amigo e padrinho, abnegado historiador e autor de outros três livros sobre a história do alviverde imponente. Detalhes podem ser encontrados lá no site do Palmeiras (no mesmo link informado acima) e aqui eu deixo uma imagem da capa:

























O segundo livro é de outro renomado palestrino, o Celso de Campos Jr., autor das biografias do eterno São Marcos de Palestra Italia (meus comentários sobre o livro estão aqui) e do não menos imortal Adoniran Barbosa (que é uma verdadeira aula sobre a cultura popular deste país). Para ilustrar o livro do Celso, eis aqui o book trailer:

 

17 comentários:

Anônimo disse...

só sendo um historiador para falar dos titulos do palmeiras mesmo..

Paty disse...

Anonimo e ignorante!Não tem nome nem história...Estamos falando de HISTORIA , coisa que seu time se envergonharia de contar, porque é suja e cheia de maracutaias.
Hoje é um dia para todos nós que temos uma bela e verdadeira história de lutas comemorar.
Muito bom o book trailer, com certeza comprarei o livro.

Joab Barros disse...

Concordo com o anônimo, pois para falar dos títulos do time dele, seria necessário uma cpi, ou consultar uma folha corrida...

Anônimo disse...

Eh triste nao poder falar do presente....quem tem filho palmerense tem que esconder jornal e mostrar video tape das conquistas, pq meu deus QUE VERGONHA DE SER PALMERENSE

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Barneschi,quem dera os q comandam o Palmeiras hj tivessem a fibra e a vergonha na cara dos Homens com letra maiúscula msm) que defenderam o clube no seu momento mais crítico.Não me preocupo tanto com um possível rebaixamento, me preocupo mais com a votação das diretas e com um choque de gestão dentro do clube e principalmente do futebol.

Anônimo disse...

Boa noite a todos, quem afirma que tem vergonha de ser Palmeirense, deve urgentemente ir ao psiquiatra , pois as conquistas que são inumeras, só pode nós oferecer momentos de orgulho , pois não ha titulos ineditos, ja que os demais clubes tem um historico repleto de falcatruas e acidentes de percurso , sendo que o clube se destaca pela historia , cor e torcida, sendo previlegiada , pois creio que havera mudanças na estrutura politiuca do clube, apos o evento da inauguração da Nova Arena, que tem a profissionalização na gestão , antagonica ao amadorismo do feudal curral administrativo de figuras propicias ao inferno.

Fiel Ta de Olho disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Arrepiante! Dia de grande emoção para os palestrinos de alma e de coração! A história do Palmeiras nos enche de orgulho! Grandes homens daquela epoca construiram essa história! Parabéns, gigantes Palmeiras! Estaremos sempre juntos!

PS - Essa gambazada que tem uma história cada vez mais suja, morrem de invenja do que somos! Sumam desse blog e se recolham a sua pequenez!

Rodrigo Barneschi disse...

"só sendo um historiador para falar dos titulos do palmeiras mesmo.."

Um imbecil que escreve tal coisa, ainda que sob a condição do anonimato, merece ter o comentário preservado para escárnio público. É bem verdade que não se sabe o nome do sujeito, mas o importante é que ele se reconhece em tal frase. Que morra sendo o lixo que é. E que sua frase fique aí para a posteridade.

Paty disse...

Barneschi,desculpa!Mas impossível resisitir a não responder ao papai ou mamãe anonimo,que esconde o jornal do filhinho, por vergonha...Quer um mundo cor-de-rosa pro seu filho??
Volta pra floresta.Palmeirense tem raiva, ódio,mas esconder a verdade...coisa de bambi, de torcedor de modinha.Volta pra floresta bambi.Lá tá cheio de florzinhas lindas pra vc mostrar pro seu filho

Anônimo disse...

ódio eterno ao futebol moderno mas tem blogzinho pra comentar de futebol...vai entender....

Anônimo disse...

Grande frase do nosso atual treinador: "O Palmeiras foi o último time brasileiro a dar um grito de campeão"! Verdade clara e cristalina! Palmeirenses que não sabem reagir diante de uma derrota e já dizem ter vergonha de afirmar a sua palestrinidade podem escolher outro time! A fase é crítica, a situação é feia, mas com o Palmeiras estarei em qq situação! Não se abandona um filho doente ou que foi reprovado na escola! Ao contrário são momentos que ele necessita de maior atenção! O Palmeiras não precisa de torcedores envergonhados! O Palmeiras precisam de torcedores com gana, garra, honra, vontade, orgulho e determinação! Forza, avanti Palestra!

Thalita disse...

Obrigada! Vergonha nunca! Orgulho sempre!

Rodrigo Barneschi disse...

Porra, tem uns comentários tão imbecis que eu faço questão até de citar no meu próprio:

"ódio eterno ao futebol moderno mas tem blogzinho pra comentar de futebol...vai entender...."

É realmente de foder...

Anônimo, me passa o seu endereço, por favor. Vou te mandar uma carta com os próximos posts.

Anônimo disse...

agora vai ein...

Beto - J.H.V. disse...

Barneschi, Não sei se viu isso mas vale o registro:
"Torcedores egípcios invadem estúdios de televisão no Cairo"
"Cerca de mil torcedores do time egípcio Al-Ahly invadiram nesta terça-feira estúdios de televisão situados nos arredores de Cairo para protestar contra comentaristas esportivos que costumam criticá-los."

http://br.esportes.yahoo.com/noticias/torcedores-eg%C3%ADpcios-invadem-est%C3%BAdios-televis%C3%A3o-cairo-202249963--spt.html