30 abril 2015

Os 16 do Nobre

O discurso é bem ensaiado. Tanto que se adapta aos números e às circunstâncias com extrema facilidade:

“Não governo para dois mil que vão aos jogos do Palmeiras fora de casa. Governo para 16 milhões”.
Paulo Nobre, tentando justificar a obsessão doentia por torcida única em clássicos – e também em outros jogos

“Eu administro o Palmeiras para 16 milhões de pessoas. Não só para 30 mil, 40 mil que vem ao estádio”.
Paulo Nobre, irônico, abusando das habituais falácias e fazendo pouco caso dos 40 mil que pagamos valores extorsivos para ver o Palmeiras disputar a primeira final em sua nova casa e mais ainda daqueles que foram alijados do estádio

Houve o tempo do Nobre choramingando pela falta de dinheiro em caixa. Também o tempo do Nobre que não queria ser refém do centenário – e que quase arrastou clube e torcida para o inferno do rebaixamento. Veio, depois, o Nobre “capacho do MP” – e este continuará na ativa até que seja feita a sua vontade doentia. Este mesmo apostava na tática de maltratar os números para criar falácias travestidas de argumentos. E há agora, na iminência de um título, o Nobre prepotente, que joga aos leões (ou aos peixes, como quiserem) o seu torcedor.

Não, Nobre não governa para os, segundo ele, “dois mil” que vão aos jogos do Palmeiras fora de casa. Tampouco para os “30 mil, 40 mil que vem ao estádio”. Menos ainda para os que não podem arcar com a extorsão nossa de cada semana no novo Palestra. Nobre governa para seu próprio ego e, no máximo, para sua corja de aduladores. Nobre governa para seu irrefreável apetite por dinheiro e, com boa vontade, para uma meia dúzia de asseclas.

Meia dúzia? Melhor seria dizer 16. Os mesmos 16 que apareceram ao lado do mandatário alviverde em um confortável camarote no estádio de nosso maior rival, em foto que circulou livremente pelas redes sociais. Não, não vou aqui publicar a imagem em questão, mas os 16 que ali aparecem, ao lado de um Nobre com a língua de fora, são os cúmplices que dizem amém para todas as atrocidades que vêm sendo cometidas por esse sujeito contra a Sociedade Esportiva Palmeiras e contra sua gente.

Por sinal, cabe repetir que a ida de 1.886 representantes de verde ao estádio de Itaquera ocorreu contra a vontade de Paulo Nobre. Só fomos até lá porque avalizados por Mário Gobbi, presidente do SCCP até a véspera do dérbi ocorrido em nosso estádio em fevereiro. Foi Gobbi que, ao bater o pé em entrevista coletiva na antevéspera do jogo, garantiu a presença de 1.500 visitantes no nosso estádio e, de quebra, assegurou que pudéssemos ir a Itaquera dois meses depois.

Se dependesse de Nobre, o Palmeiras não teria tido sequer um torcedor no Itaquerão. Nossos atletas teriam entrado em campo diante de 40 mil inimigos, sem qualquer respiro em meio a uma pressão que viria de todos os lados. Não se ouviria um grito sequer de incentivo às nossas cores, os jogadores não teriam para onde correr na hora da comemoração, não haveria nada – a não ser uma pequena corja reunida em um camarote escondido – a representar 16 milhões em meio à massa adversária. E nada disso aqui teria acontecido.

Fomos, 1.886, até território inimigo de trem e caminhando 8km na ida e na volta, sob chuva. E faríamos tudo de novo, porque é nosso direito e nosso dever. Mas, no que dependesse de Nobre e de seus asseclas, o Palmeiras seria representado no Itaquerão – e em outras canchas – por aquele pequeno grupelho que tomou o poder para achacar a torcida semana após semana.

Esqueçam os 16 milhões do discurso falacioso.

O ego de Nobre enxerga toda essa gente como cifrões.

Daí então que, na base do “eu acho”, “eu penso”, “eu acredito” e “eu quero”, responde às demandas da torcida com ingressos a obscenos R$ 88 para ver um jogo no telão, ignora as manifestações populares e perpetua uma sequência de atentados contra o palmeirense: como se não bastasse o ingresso a R$ 210 para a finalíssima (e eu venho fazendo esse alerta há meses), Nobre coloca em risco os palmeirenses que terão de ir comprar os bilhetes logo na casa do rival. Uma temeridade sem tamanho.

Mas não há de ser nada; o que importa, para Nobre, é colecionar recordes de arrecadação, vomitar discursos falaciosos e prepotentes para refutar manifestações em contrário e, claro, encher o camarote com seus aduladores.

###

Ao zelador – e ele vai entender:
Enquanto uns trabalham e cuidam de suas vidas, há os aduladores que, revestidos de pequenos poderes, se sentem no direito de proclamar vantagem a partir de coisas ainda menores.

###

Pouca gente viu, mas... ... faltava ainda uma hora para o jogo do último domingo quando um representante do Choque entrou no gramado do nosso estádio. Vestia a mesma farda que vestiam os bravos, valorosos e destemidos homens que massacraram a nossa torcida no último dia 8 de fevereiro. Era também a mesma farda dos bravos, valorosos e destemidos homens que agrediram um dos nossos no Itaquerão, um domingo antes. Sua imagem apareceu no telão. Ele segurava um diploma ou algo que o valha. O sistema de som não funcionou bem e não foi possível entender exatamente o que ocorria, mas fato é que houve uma homenagem a um homem do Choque (que, imagino, representava a instituição) dentro da nossa casa, diante dos olhos de muitos que foram massacrados no dia 8 de fevereiro. Foi quase um salvo-conduto para que os bravos, valorosos e destemidos homens do Choque descessem a porrada nos nossos.

###

Post publicado originalmente no 3VV - e o nível dos comentários ali é bem evidente da alienação que tomou conta de boa parte da nossa torcida.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, Barneschi. Em tempos difícei$$$ para os palmeirenses de arquibancada (ou, hoje, de boteco e das calçadas da Turiassú e adjacências) é ótimo encontrar resistência contra o que vem tomando conta da torcida palmeirense. Os comentários das redes sociais ASSUSTAM, o palmeirense está ficando com um estigma péssimo, está virando a representação do torcedor boçal, tudo aquilo que não acontecia no antigo Palestra.


Um salve da ZONA NORTE.

Unknown disse...

É muito triste ler os comentários e ver o ponto em que a alienação da nossa torcida chegou. Revoltante, até. Resistiremos e lutaremos, nosso alviverde não merece essa corja.

gregory disse...

Barneschi fiquei na fila na Vila Belmiro desde a meia noite.

Bom, ficou apenas uma viatura dando cobertura, conversei com a PM e claramente ele tava com mais medo que todos ali juntos hahaha

Por sorte nada ocorreu, passou uma moto e jogou rojão na gente e só.

Deu tudo certo pra quem foi na Vila. APESAR do Nobre.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo Barneschi disse...

Valeu, Gregory. Até domingo lá no portão 21!

Eduardo Telles disse...

SOU SANTISTA E MEMBRO DA TORCIDA JOVEM DO SANTOS.
FREQUENTO ESTE ESPAÇO ALGUMAS VEZES E ME IDENTIFICO MUITO COM AS SUAS PALAVRAS.
PALAVRAS ESTAS QUE REFLETEM O AMOR QUE EXISTE DE TODOS OS VERDADEIROS TORCEDORES DE ARQUIBANCADA PELOS SEUS CLUBES.
SOMOS IGUAIS, SÓ MUDAM AS CAMISAS E CORES QUE VESTIMOS.
NÃO AO FUTEBOL MODERNO E NÃO A VIOLÊNCIA DESCABIDA E IGNORANTE QUE TIRA VIDAS DE TORCEDORES APAIXONADOS EXATAMENTE COMO SOMOS, APENAS COM CORES DIFERENTES.

Bruno Ricardo disse...

Rodrigo, viu o "se colar colou" do Nobre na venda contra o Galo??? Comprei o meu e depois minha esposa não tem cartão de crédito e muito menos minha filha de 1 ano e 3 meses. Ou seja, não posso mais manter minha realização de vida de ir com minha familia.
Não sei se devido aos comentarios nas redes, logo voltaram ao normal.
Mas está sabendo de algo, alguma mudança??? Acho uma sacanagem.

Amanha, tive que combinar com a esposa e desembolsar 530 reais para ir a Vila de Palmeiras Tour.
Com rating 97% nao tive a chance de brigar por ingressos, devido ao emprego.

E vem o desinformado do Jorge Nicola no BB3 da ESPN e diz que o Avanti foi valorizado, pois 900 ingressos foram ao socio-torcedor. Tem quem acredita.

Enfim, amanhã faremos nossa parte.

À batalha.
Espero encontrá-lo mais vezes na arquibancada para conversarmos.

Fique com Deus!

Anônimo disse...

Cara eu vi os comentários...
Meu Deus! quanto torcedor alienado!!!
O que aconteceu com o nosso Palestra?