30 maio 2014

Carta aos matemáticos do Avanti

Nobres matemáticos do Avanti,

Faz 20 dias que eu escrevi este texto dirigido a vocês. Não tive qualquer retorno até o momento, nem mesmo um protocolar "estamos avaliando seu caso". Imagino que vocês estejam muito ocupados lutando contra a rebelião dos números que vocês criaram - eles podem ser criaturas traiçoeiras, não? -, mas me dei conta que, em sendo sócio Avanti (e também do clube), tenho direito a um esclarecimento.

Notei hoje que houve alteração nos números (voltei ao patamar de 96%), mas sigo sem poder confiar na validade deles. Em especial porque nem mesmo vocês devem entender a fórmula que foi criada para definir o rating, mas também porque há distorções que não se resolvem assim tão facilmente.

Em relação ao cenário apresentado no post anterior, gostaria de atualizar os dados para conferência de vocês:

-10/05, Palmeiras x Goiás, Pacaembu: OK
-14/05, Palmeiras x Sampaio Correa, Pacaembu: OK
-22/05, Palmeiras x Figueirense, Araraquara: OK
-28/05, Palmeiras x Botafogo, Prudente: não pude ir porque meu jatinho estava em manutenção.

Daí então que vocês me apresentam agora um índice de 96%, mas este número bem poderia ser 93%, 98%, 87% ou 91% (e não haveria como contestar). Há, por exemplo, caso de pessoas que perderam alguns desses jogos e têm 100%. De outra parte, há quem ostente números inferiores ao meu mesmo tendo ido aos mesmos jogos.

Resulta da absoluta falta de transparência, nobres matemáticos, a desconfiança em torno dos números.

Teremos agora dois meses sem jogos, e eu já me antecipo aos problemas: imagino que, em função da inexplicável fórmula que vocês inventaram, o rating de todos os sócios Avanti será prejudicado - e lembro que teremos um Santos/SP x Palmeiras logo no retorno da temporada. O absurdo é palpável: como alguém pode cair no ranking se foi a todos os jogos?

Assim, nobres matemáticos, gostaria de apresentar, para apreciação dos senhores, os seguintes questionamentos:

-O que impede que o rating seja apresentado com o mínimo de transparência? Qual é a dificuldade em manter, no cadastro individual de cada sócio Avanti, uma relação dos jogos contabilizados, com a informação sobre presença ou não do torcedor?

-Justifiquem, por favor, a adoção da incompreensível fórmula apresentada no site. Por que não se pode trabalhar de maneira simples? Por que não considerar a lógica “número de jogos com presença do torcedor x número de jogos em casa"? Por quê?

Obrigado.

6 comentários:

Lucas disse...

Quer algo pior? Eu não fui em nenhum dos jogos interioranos que a diretoria fez o favor de marcar e to com meu rating em 96%.
Essa conta deles continua não fazendo absoluto sentido nenhum.Só quero ver na hora que a gente realmente tiver que usar isso.

César SEP disse...

A partida contra as Marias dia 20 de julho já está confirmada para Cuiabá? Só faltava essa...

Abraços

Anônimo disse...

com a politica de contenção de gastos (by mustafa contursi)

com o planejamento pés-no-chão

com o lema ''não vamos fazer loucuras''

explica-se o erro matematico em relação aos rating dos jogos

estão economizando até isso se bobear

Nicola disse...

O que impede é o fato de serem corintianos.

Hoje foi triste: sai Felipe Menezes, entra Josimar. Deu até saudade do Márcio Araújo...

Ou investem pesado pra esse segundo semestre ou vamos lutar pra não cair de novo, e no ano do centenário.

Mas o que realmente me preocupa é qual será o preço do ingresso mais barato quando o Palmeiras voltar a jogar no Palestra. Não tenho dúvida que essa corja que dirige nosso time fará de tudo para barrar a torcida.

Nicola disse...

Cancela essa merda de Avanti, mano... descola qualquer carteirinha de estudante que você paga meia e já era.

Pollkan disse...

Quer uma maneira fácil e criar votações e enquetes? Acesse pollkan.com e convide seus amigos. Crie votações, compartilhe e ainda concorra a uma Brazuca, a bola da Copa! Pollkan, unindo opiniões!