29 setembro 2010

2 a 0! E foi pouco...


Uma análise superficial daria conta do seguinte: dois gols de falta (do mesmo jogador e um em cada tempo) deram ao Palmeiras a vitória de 2 a 0 sobre o Internacional. Não diz muito - aliás, não diz nada - sobre o que foi o jogo disputado nesta noite na aprazível Barueri (notem a ironia, por favor). A verdade é que engolimos o Inter, algo difícil de acontecer na história do confronto entre os dois clubes. Os dois gols foram muito pouco diante de tudo o que o time produziu, e Valdivia e Kléber bem mereciam deixar a Arena Barueri com gols, de tanto que lutaram - o camisa 10 em especial.

É aquilo que eu disse depois da vitória no Rio: se estivéssemos disputando um campeonato honesto, com mata-mata para definir o campeão, brigaríamos por esse título na hora certa. Esse time vai acontecer, e é de se lamentar apenas que os pontos corridos não permitam o embate entre os melhores na fase final (se quiserem, esse blog tem outros posts mais consistentes sobre o assunto).

De todo modo, há pelo menos três outros comentários necessários sobre o jogo desta noite:

1. Por favor, não me venham falar em "maldição do Pacaembu". Não caiam na balela da imprensa, que adora criar mitos contra o Palmeiras, tampouco se deixem impressionar pelo contraste entre a vitória de hoje e os maus resultados dos últimos jogos na cancha municipal. Não é por aí. O que acontece é que o time não estava encaixando boas atuações, e isso independe do estádio. Não sejam injustos; o Pacaembu nada tem a ver com os desacertos do time.

2. Barueri, 19h30 de uma quarta-feira? Quando enfrento situações assim, direciono meu ódio para as figuras que, em última instância, respondem por tal aberração. No caso específico, refiro-me ao crápula Ricardo Teixeira, este vagabundo filho da puta que sequer deve saber onde fica Barueri. Quase uma hora para chegar à marginal, Castello congestionada, pedágio obrigatório, combustível para os mais de 30km daqui até lá, trânsito na única via de acesso ao estádio, o carro que precisa ficar no meio da favela etc. Nada parece ajudar. Só mesmo o Brasil para dificultar tanto a vida do torcedor de futebol.

3. Para grande parte da torcida, é impossível chegar a Barueri às 19h30. Impossível. Se o sujeito não consegue sair mais cedo do trabalho e se não tem carro, simplesmente não chega. É impossível! Ainda assim, mais de 12 mil palestrinos foram até lá. 12 mil! É disparado o nosso maior público na Arena Barueri em sete jogos.

***

Atualização importante: consegui entrar na Arena Barueri com o jogo já em andamento, lá pelos 8 ou 10 minutos. O trânsito de São Paulo, da Marginal e depois da Castello contribuíram bastante para isso, é verdade, mas o mais irritante foi o estrangulamento do fluxo na única via de acesso para quem vem a partir da Castello - como já relatado em comentários deste post, as pessoas ficaram paradas por alguns bons minutos na descida da rodovia para a cancha. Parte disso se deve ao fato de 90% dos motoristas optarem pelo primeiro acesso entre os galpões industriais, enquanto a melhor alternativa é, na verdade, o segundo.

Fica aqui a dica: ao sair da Castello, você pega a avenida Gupe, por entre os galpões industriais. O primeiro acesso para a avenida da Arena (Prefeito João Villalobo Quero) fica a cerca de 700 ou 800 metros, e todos os carros resolvem descer por ali, caindo inevitavelmente no tráfego parado até o estacionamento da Arena. O segredo é continuar por essa avenida até o fim; ela vai seguir por um trecho quase deserto e logo vira uma descida, chamada de rua da Bica, que vai descer até a praça em frente ao estádio. Uma vez lá, o jeito é largar o carro no meio das ladeiras e ruas apertadas da vizinhança - é bem mais seguro do que parece, embora seja quase inevitável ter de deixar algum trocado com a molecada que mora ali.

O mapa abaixo ilustra isso tudo:

21 comentários:

Samora Jr disse...

Barney,

qto ao horario vc pode culpar o Ricardo Teixeira. Mas qto ao local a culpa eh da diretoria do palmeiras.. Eu me encaixo em pessoas que nao podem chegar nesse horario.. Vivo de trabalho por hora, nao posso faltar. |Duas horas perdidas sao mais de cem reais.. Completamente inviavel.. Ainda bem que vcs estao por ai... Para representar a palestrinidade...

Abs Samora

Davi Vieira disse...

Valdívia destruiu! Impressionante como o time melhorou quando ele entrou em forma! O Gladiador poderia ter feito 3 gols, e um deles seria um golaço, uma pena! Ah, e tomara que não tenha acontecido nada d+ com o Tinga, esse muleque joga muito, e se ele machucar Felipão deve colocar o horroroso do Rivaldo!
Bem lembrado essa história do Pacaembu viu! Não existe esse fantasma, e sim um time que não jogava bola e o azar de não ter nenhum meia em forma!

Unknown disse...

Foi uma vitória importante,hoje analisando friamente era para estarmos entre os cinco primeiros o que nos atrapalhou foi as derrotas para algumas aberrações que estão ai como aquela na festa de nosso aniversário que até hoje não da para engolir.
Ontem vi um time mais arrumado acho que falta nosso laterais se acertarem.
Quanto ao jogo ser em Barueri as 19:30 é muito ruim para chegar na Arena o ideal seria 20:30.Deixo meu carro sempre na casa de um amigo que mora perto da Arena e vamos a pé até a Arena cerca de 15min pois o transporte até lá é demorado.Na minha opinião tirando o horario e o medo de ir de carro até lá por ser um vizinhança não muito convidativa gosto de jogos na Arena.Já que não temos o Palestra podemos ir sim para Barueri,Pacaembú menos Prudente.



FORZA PALESTRA!!!

Felipe disse...

Cheguei "próximo" ao estádio às 19h25, de carro. Eu, meu pai (67 anos e dificuldades para andar), meu irmão e um amigo. Tudo travado. Fiquei sabendo depois que os fdp que organizam o trânsito na Aprazível haviam bloqueado o acesso dos carros. Meu irmão e o amigo desceram e foram a pé - conseguiram entrar no estádio com cerca de 25min de jogo do 1o tempo. Eu e meu pai ficamos naquele trânsito infernal, "andando 1 carro" a cada 5min. Com muito custo, consegui convencer os fdps que meu pai precisava descer na frente do estádio, devido à sua condição, daí deixaram-nos passar. Cadeira superior - 4 lances de escada e 1 elevador (que funciona) interditado! FDPs!!! Eu e meu pai conseguimos ver apenas o 2o tempo... E isso com 12 mil pagantes? Pra que então ter um estádio daquele tamanho se não conseguem receber tanta gente?

Luciano Coelho disse...

Concordo contigo que o estádio não tem nada a ver com o desempenho do time, ou joga ou não joga bem.

O acesso ao estádio estava complicado ontem por conta de um grande comício no centro de Barueri (comício da filha do prefeito, entendem, fecharam tudo por ela). O fato é que ninguém sabe dizer se haverá ou não problemas de trânsito na região porque os públicos até ontem eram sempre pequenos.

Grande Abraço

Rodrigo Barneschi disse...

Samora
No caso de ontem, o Palmeiras não tem culpa de nada. Ficamos sem o Pacaembu devido ao jogo do SCCP no mesmo dia (e aí culpe-se as eleições também). O que pegou, mais do que o jogo em Barueri, foi o horário absurdo. E ai a culpa é toda da CBF e da emissora maldita.

Valdemir
Entendo que os jogos devem acontecer no Pacaembu sempre. Tem de ser a nossa casa enquanto o Palestra não puder ser utilizado. Barueri é um atentado contra o torcedor palmeirense, que não pode ficar pagando pedágio e gastando uma fortuna para ver o time em campo. Além disso, a Arena Barueri mostrou ontem, em um jogo com apenas 12 mil pagantes, que não tem estrutura para receber um jogo maior.

Felipe
O mapa que eu acrescentei ao post pode ser útil da próxima vez. Valeu!

Luciano
Mas eu acredito que o comício da filha do prefeito não interferiu no acesso de quem vinha pela Castello (a grande maioria da torcida, diga-se). O problema ali é que existe uma única via de acesso e aí fica tudo estrangulado até chegar à avenida do estádio.

Abraços

Rodrigo Barneschi disse...

Em tempo: falei no post sobre "análise superficial" e foi assim que os jornais de hoje destacaram a nossa vitória: dois gols de falta dão a vitória ao Palmeiras. Entenderam?

Cá R disse...

Mas sempre foi assim... A maldição do Palestra, a maldição do Pacaembu... Como se fosse uma tortura para o Palmeiras jogar mais próximo à massa que justamente o completa.

Cogitar levar mais jogos para Barueri, com a opção de não fazer, é um dos maiores desrespeitos com a torcida. Mais um dos muitos...

vitor disse...

o sr chegou com mais de 20min de jogo.

já eu e o luydy, chegamos tranquilamente as 17h30 em barueri.

deu tempo de tomar uma cervejinha e matar a saudade do pernil.

CHUPA!

Nicola disse...

Fui de trem mesmo, na volta cantando com a Mancha até a Barra Funda, não me importaria se mandassem mais alguns jogos em Barueri (alguns, a maioria tem que ser mesmo no Pacaembu), o foda foi esse horário mesmo, se fosse as 20h30 talvez teria mais uns 5mil... Haha e sim, deu pra matar a saudade do pernil, que o filho da puta do gayssab proibiu aqui na capital...

Luan disse...

vc tem razao sobre tudo! e sabado o jeito é descer a serra e da uma pressao nos sardinhas.
e vc vai deixa barato o sarro do vitor?
kk
AVANTI PALESTRA!

Juk Art's disse...

Para mim, o horário ideal é 20:00, mas ainda prefiro um jogo as 19:30 do que as 21:45.

Quanto ao acesso, contra o Vitória na Sul-Americana, Pacaembu, jogo as 21:45 só consegui entrar com 25 minutos de jogo, então acho que muito mais do que a localização está a organização, que no Brasil é péssima independente do estádio.

Ainda sobre a Arena Barueri, vou ter que discordar de você, para quem vai de transporte público, mais específico de trem, a chegada é fácil e uma caminhada de 15 minutos até o estádio não é das piores.

Quanto aos seus 30km, bom, para qualquer lugar existe alguém que vai estar próximo e outro que vai estar longe, mas acredito que até pelo público que foi razoavelmente bom, significa que nem todos tem tanta rejeição assim por Barueri.

Luigi SEP 1914 disse...

E mais uma ajudinha pros sem teto... Já disse que fica mais bonito entregar logo o título pros mendigos...
Rodrigo, já ta na hora de fazer um dossiê gambá, com os pontos que eles ganharam com ajuda dos juízes esse ano...

vai PALMEIRAS!

Ulisses disse...

Ae Luydy, se você tivesse criado uma conta no twitter para compartilhar os seus meses vagos conosco, saberia que existe um dossie gambá!

segue o link:
http://www.verdazzo.com.br/dossiegamba2010/

Abraços!

Luigi SEP 1914 disse...

Twitter é o caralho!
E o Rodrigo deveria publicar esse dossie aqui do mesmo jeito que publicava o dos bambis...
E outra, só discuto com quem frequenta estádio...

Luigi SEP 1914 disse...

Twitter é o caralho!
E o Rodrigo deveria publicar esse dossie aqui do mesmo jeito que publicava o dos bambis...
E outra, só discuto com quem frequenta estádio...

Luigi SEP 1914 disse...

Twitter é o caralho!
E o Rodrigo deveria publicar esse dossie aqui do mesmo jeito que publicava o dos bambis...
E outra, só discuto com quem frequenta estádio...

Luigi SEP 1914 disse...

Twitter é o caralho!
E o Rodrigo deveria publicar esse dossie aqui do mesmo jeito que publicava o dos bambis...
E outra, só discuto com quem frequenta estádio...

Luigi SEP 1914 disse...

Ae, foi mal, não sei pq apareceram todos esses comentários...

Luan disse...

parece q adotaram a arena barueri como o estadio q o Palmeiras vai mandar seus jogos até dezembro, tanto no brasileiro como na sul-americana. será q é verdade?
se for vai ser duro pro torcedor..

MAURO disse...

DOSSIÊ, NESSE BLOG, SÓ CONTRA O SPFC. O RODRIGO NÃO ATACA OS GAMBÁS SUJOS E LADRÕES PQ PODE MELINDRAR SEUS AMIGUINHOS...