20 março 2009

A carteirinha da discórdia

Lula e Orlando Silva soltaram a história do cadastramento de freqüentadores de estádio (notem que eu não uso a palavra ‘torcedores’) assim de repente, quase como um factóide para responder a demandas que surgiram a partir da histeria de parte significativa da desinformada (ou mal intencionada) mídia esportiva.

A impressão que eu tenho hoje, passados alguns dias, é que a proposta não teve qualquer planejamento, nascendo ou de uma “idéia brilhante” do próprio ministro ou de alguma tentativa idiota de europeização, dessas tantas que abundam entre dirigentes e jornalistas esportivos deste país que pensa ser capaz de receber uma Copa do Mundo.

Tal raciocínio tem origem na constatação de que a proposta não foi discutida com os vários personagens afetados pela mudança, gerando uma discórdia que já chegou aos meios de comunicação. A tal carteirinha, portanto, sequer foi lançada e já enfrenta oposição de alguns pesos-pesados.

O tirano da CBF é contra, assim como grande parte dos clubes. Na última terça-feira, minutos antes do nosso jogo contra o Noroeste, eu vi um dirigente do Palmeiras questionar o promotor Paulo Castilho, aquele mesmo, sobre o assunto. O tom da conversa, registre-se, era de indisfarçada discordância. E vejo agora que os jornais repercutem o assunto também de maneira cética.

Não é à toa, pois a carteirinha já nasce sob o signo da desconfiança, e não é preciso ser um grande freqüentador de estádios para perceber que é uma idéia furada. Acontece que Orlando Silva é um desses tantos que se põem a pensar besteiras sem conhecer o assunto – ele não vai aos campos, ao menos não como nós fazemos. Foi assim que surgiu o malfadado Estatuto do Torcedor, e também agora nós é que devemos pagar a conta.

Repete-se o erro de sempre: fazem a besteira e só depois consultam quase todos os envolvidos – ‘quase’ porque falta sempre um. Falam os dirigentes de clubes e de federações, falam os promotores, falam as autoridades policias, falam os empresários, falam até os bandidos da BWA. Só o torcedor, o protagonista de tudo, não pode falar. Este nunca é consultado.

***

Por fim, minhas considerações:

1. A carteirinha não vai resolver problema algum, porque a violência, superestimada pelos formadores da opinião, não existe nos estádios, mas longe deles. De nada adianta identificar o sujeito que vai para a arquibancada, pois a briga vai acontecer não lá dentro, mas na periferia da cidade.

2. Por iniciativa da FPF e do MP, tentou-se fazer um cadastramento de torcedores organizados aqui em SP, já desde 2007. Ficou na tentativa, porque a aderência foi mínima. Motivo? Dias, locais e horários esdrúxulos para que o torcedor fizesse seu cadastro. Eu mesmo nunca pude fazer o meu, visto que preservo o péssimo costume de trabalhar durante todo o dia, o que inclui o período entre 12h e 18h. Pois é, ao contrário do que pensam os imbecis que comandam o nosso futebol, torcedor de futebol também tem emprego.

3. Com a institucionalização de uma carteirinha para identificar os torcedores, temos mais uma burocratização desnecessária na vida do brasileiro. Uma série de perguntas fica sem resposta e eu deixo aqui apenas uma: se o sujeito for roubado ou perder a carteira na véspera de um jogo decisivo, ele perderá o direito adquirido na compra do ingresso? E aí, como fica isso?

4. Quem conhece a BWA sabe que a porra do sistema sempre fica fora do ar. Sendo assim – e já considerando a precariedade dos estádios brasileiros –, é de se esperar muitos e muitos problemas no acesso aos campos em todo o país.

5. Não quero nem pensar no dinheiro que será gasto com isso.

6. Sou contra a sociedade do controle.

7. Não vou entrar no mérito da marginalização do torcedor de futebol. É assunto para um outro post, bastante mais elaborado.

20 comentários:

Craudio disse...

Veja só: já temos RG, CPF (tem nego que tem 2, mas deixa pra lá), CNH, Título de Eleitor, Reservista e Documento do carro(eu não tenho ainda). Some-se a isso cartão de banco e crachá da empresa.

Tudo isso, tudo mesmo, não nos faz mais responsáveis, ponderados ou menos ou mais violentos. Pelo contrário, só nos atrapalha a vida e nos expõe a problemas como filas e taxas a pagar.

O pior é que isso copia uma idéia que tentaram aplicar na Inglaterra e que se provou um fracasso.

Vitor dos Reis disse...

Craudio por falar em Inglaterra, no blog do "juquinha"(pasmem), ele publicou uma entrevista até interessante de Oliver Seitz(pesquisador em Indústria do Futebol da Universidade de Liverpool, Inglaterra), o texto é grande e chama-se " POR QUE A INGLATERRA REJEITOU A CARTEIRA DE TORCEDOR"

Destaco apenas uma parte:

"..Muitos dizem que, no Brasil, o torcedor é tratado como animal.

E quem é tratado como animal, age como animal.

Caso nada seja feito para melhorar a qualidade das estruturas e do serviço dos estádios do Brasil, o torcedor continuará sendo um animal, só que com uma carteirinha.

Um animal oficialmente reconhecido pelo governo."


Simples assim, ele disse tudo.

Abraços,

Anônimo disse...

vai ser foda isso mano.... puta burocraria idiota soh pra fazer medioa... e como vc disse nao vai resolver nada

Anônimo disse...

Claudio, é verdade. Todos já estamos cadastrados. Temos certidão de nascimento e RG e tantos outros documentos. Para que um gastar milhões com um novo tipo de cadastro? Ainda mais que logo virá o novo Registro de Identidade Civil (nacional), que provavelmente terá uma ótima integração com sistemas informatizados e poderia ser utilizado com essa finalidade. Mas como só estará completamente implantado em 2017, não poderão utilizá-lo para a Copa do Mundo, que deve ser o motivo de tudo isso.

Identificar quem comete algum crime a polícia já consegue fazer. O objetivo de um sistema desses deveria ser o de evitar ações de cambistas e fraudes relacionadas a arrecadação, onde é muito comum divulgar-se públicos abaixo do real para que dirigentes encham o rabo de grana às custas dos clubes. Espero que incluam isso no pacote.

Nicola disse...

Os caras deviam se preocupar com outras coisas... Mas fato é que eles não tem o menor interesse em facilitar a vida do torcedor, pelo contrário.

Como coloquei num comentário aqui, de 2006 pra 2009 uma mudança radical na venda dos ingressos, num ano entro pela Padre Antonio Tomas e saio com o ingresso em mãos, no outro já sou sócio e dentro do clube levo mais tempo pra sair com o ingresso. E claro, o que sobra vai pra cambista. Quem foi no jogo contra o Colo Colo pôde ver isso, dezenas deles oferecendo ingresso e muita gente que nos dias da venda simplesmente não conseguiu comprar.

"se o sujeito for roubado ou perder a carteira na véspera de um jogo decisivo, ele perderá o direito adquirido na compra do ingresso? E aí, como fica isso?" - Del Nero e sua turma devem achar genial.

Anônimo disse...

"Veja só: já temos RG, CPF (tem nego que tem 2, mas deixa pra lá), CNH, Título de Eleitor, Reservista e Documento do carro(eu não tenho ainda). Some-se a isso cartão de banco e crachá da empresa."

E tem gente que tem ainda a carteirinha da UNE, com a qual se sustentam os vagabundos do PC do B, como esse tal Orlando Silva. Ele deve estar de olho na grana que essas carteirinhas podem dar.

Paulo D. Prado

Anônimo disse...

boa viagem pra guara mano..... tomara que venha mais uma vitpria pra garantir logo a lideranca

Anônimo disse...

Cristina Kirchner quer mudar TV na Argentina para garantir transmissão de jogos de futebol:

http://www.futepoca.com.br/2009/03/cristina-kirchner-quer-mudar-tv-na.html

Anônimo disse...

A OAB disse e eu jah dizia algo parecido, essa carteirinha não tem serventia nenhuma, pois como jah disseram vários amigos aqui o cidadão jah tem o R. G. e o CPF ( esse JAH EH DIGITAL ) que são as suas identificações e devem servir para tudo.... Depois daquela apresentação em Brasília, aonde ateh o comentarisa - treinador - menager - lutador de tae kwo do foi, eu vi uma entrevista com o orlando silva, os diversos reporteres perguntaram:
- Como isso será feito??
Ele respondeu:
- Nós ainda não sabemos, apenas temos a idéia e vamos buscar os melhroes meios....
Outra pergunta:
- Quanto isso vai custar??
A resposta:
- Nós também ainda não sabemos os valores certos....
Mais uma pergutna:
- Aonde o Torcedor irá fazer a carteirinha??
A resposta:
- Ah!! Irão fazer nas casas lotéricas ( encheu o peito pra falar ), além de outros postos.... ( A Caixa jah disse que eh inviável fazer nas Lotéricas )....


Soh lembrando Barneschi, ano passado no Jogo contra os bixas em Ribeirão, após a confusão a MANCHA entregou a Carteirinha da Federação dos envolvidos e nada aconteceu, portanto eh td conversa pra boi dormir.....


Essa carteirinha eh ridícula, quando vier um estrangeiro louco por Futebool então ele não irá poder assistir a um Jogo no Brasil???? Não tem cabimento um negócio desse, o exemplo de São Paulo está aí pro Brasil ver, isso eh mais uma formad e alguém se ganhar dinheiro com licitações, alémd e ser mais uma OBRA PURAMENTE ELEITOREIRA!!!! Eh lamentável que os assuntos ligados ao Torcedor de Futebol no Brasil seja tratado de forma tão amadora, e olha que somos o País que mais tem torcedor de Futebol no Mundo......


Cesar - MV - ABC

Anônimo disse...

http://www.sportnet.com.br/noticias/futebol/611/TORCIDA+APOIA+GUILHERME+E+ISENTA+PALMEIRAS+DE+CULPA.html

lê aí barney... mostra um pouco como se sente todo torcedor do sport...

abraços!

FORZA PALESTRA E PELO SPORT TUDO!

Anônimo disse...

Ô Anderson, como se sentiu o torcedô do xpóti qdo tacaram pedras no ônibus do Palmeiras ano passado na vilinha que vcs chamam de ilha? Como se sentiu o torcedô do xpóti qdo ameaçaram torcedores do Palmeiras depois que a puliça pernambucana (que é preparadíssima não é?) abandonou os onibus paulistas (delegação e torcida) a mais de 1 km do campinho de vcs?

E como é que se sentiu o torcedô do xpóti, qdo vieram aqui em SP ano passado e seus pilantras, ops, dirigentes disseram várias merdas, dentre as quais, que os camarotes do Palestra Itália cheiravam a urina?

Isso td dias antes de um jogo contra a escória alienada, que seria adivinha aonde? No mesmo Palestra Itália.

E como todos sabem da ligação entre bambis paulistas e nordestinos, há quem diga que houve uma mãozinha dos bambis daqui por de trás disso td. É óbvio que não dá pra duvidar disso (eu particularmente acredito 100% nisso), afinal o nível do caráter dos leonores e do xpóti é igual, as palavras, provocações e atitudes tbm são idênticas. Mas o mais engraçado é que tbm são idênticos na insignificância. Só que se calam qto a isso não é?

Nada pessoal. Passar bem.

FORZA PALESTRA! FORÇA PALMEIRAS! E O XPÓTI QUE SE FODA!

Rodrigo Barneschi disse...

Anderson,

O Caio (comentário acima) expôs um pouco do que eu penso sobre o assunto.

Li a notícia que você mandou, e aí sou obrigado a perguntar: por que o apoio ao Beltrão?

Tudo o que o cara faz é dizer besteiras e criar situações que não existem. No caso do Luxa mesmo - que não é confiável -, tudo o que eu vejo é uma bizarra tentativa de criar polêmicas que nunca existiram para alimentar esse clima de guerra entre os times.

E aí o dirigente de vocês fala merda, merda e mais merda... e vocês aceitam tudo isso com uma passividade que incomoda. Ou, pior, gostam disso porque têm também o desejo de criar um clima de guerra que vai acabar se virando contra vocês.

O que eu pergunto é: compare o que diz o Madureira com as acusações do dirigente doente de vocês e aí me diga quem é que está jogando lenha na fogueira?

Enfim, estarei aí no dia 8.

Abraços

Anônimo disse...

porra barney, é mais ou menos assim... eu falei "lê aí barney... mostra um pouco como se sente todo torcedor do sport..."
mas, eu sinceramente acho que a submissão aos bambis paulistas tá fudendo com o torcedor RUBRO NEGRO de verdade...
existe todo um historico pra "justificar" (não tem justificativa, eu sei) essas atitudes indecorosas e incoerentes...

antes do surgimento e fortalecimento da TJS, existiam duas torcidas organizadas na Ilha do Retiro, a Gang da Ilha e a Bafo do Leão, ambas com uma identificação com a Gaviões da Fiel, tanto que a segunda camisa mais vista na Ilha do Retiro era a do Rivale... um tal de Junior veio daí de São Paulo com novas ideias de Torcida Organizada (novas pra nós Pernambucanos), ideias que emvolviam até bombas caseiras com Bolas de Gude dentro pra causar mais danos aos Adversarios... é esse Junior é torcedor dos BAMBIS PAULISTAS... Esse Filho da Puta não gostava da identificação da Gang da Ilha com a gaviões (amigos falam em aliança, será??) e quando conseguiu uma certa influencia nas entranhas desta organizada se separou, levando consigo um grande grupo de torcedores, destruindo a força da Gang e criando a TJS.
a TJS começou a ter força e pra aumentar sua força estipulou uma aliança com (PASMEM) a Jovem Fla... mesmo que SPORT E FLAMERDA tivessem objetivos completamente diferentes... a TJS se união a essa raça de alienados da União "PUNHOS CRUZADOS" e se igualou... se tornando tão alienados quanto.
o complicado é que a TJS conseguiu tanta força na Ilha e com os DIRETORES DO SPORT que, o que a TJS acha correto influencia muito nas ações da diretoria rubro negra... TANTO que esse apoio à BELTRÃO só existe dentro da Jovem e com os que se deixam envolver pela mesma... o restante de nós se sente envergonhado pelas atitudes da marionete bambi.

enfim... já me estendi demais...
o que se deve entender é que por força da TJS, a diretoria Rubro Negra se aproximou muito da Diretoria Bambi e envergonha todo Rubro negro verdadeiro...

abraços...

eu realmente me envergonho das atitudes do beltrão... mas, Tbm não tivemos que aturar o MUSTAFÁ??


FORZA PALESTRA E PELO SPORT TUDO!

Anônimo disse...

Anderson, mto bom o seu texto explicando o " surgimento " da tjs, eu odeio os bambis e à todos que são seus amigos, mas isso mostra que assim como a torcida dos bambis aqui a torcida do sport tbm eh dividida, aqui em São Paulo TODO TORCEDOR COMUM que eu conheço odeia a independente, e pelo que vejo a coisa deve ser parecida por aí, talvez aí a tjs tenha ateh mais influência do que a independente por aqui......
Essas conversas de Palmeirenses com vc aqui no Forza Palestra mostram que essa coisa de " bairrismo " eh mais alimentada do que realmente sentida, e parte mto mais daí do Nordeste do que daqui, mas parte de pessoas realmente alienadas que julgam serem vítimas de puro racismo mas que utilizam de racismo " regional " para transformar o Jogo em guerra, o sentimento do Palmeirense em geral hj eh ódio ao sport por td que vem acontecendo ( jejum de vitórias, declarações do dirigente ), mas jamis parte para algo como ofensas ao povo Pernambucano, haja visto que nos 2 últimos Carnavais a MANCHA VERDE homenageou Pernambuco, os irresponsáveis diretores dos Clubes do Nordeste eh quem criam esse clima bélico, talvez ateh pelo fato de os grandes Clubes do Eixo Rio - São Paulo terem Torcidas mto representativas por aí ( o que mostra mais uma vez que o " bairrismo " eh fabricado )......


Eu to com " sangue nos zóio " esperando por esse Jogo, mas não pra matar nenhum Pernambucano de porrada, mas sim para calar a boca dos imbecis que se escondem atrá da Bandeira de Pernambuco pra falar besteira......


Cesar - MV - ABC

Anônimo disse...

pois é cesar... o problema maior aki são as atitudes do beltrão, que por sinal é o tipo de politico que se alia a todo mundo (vide que ele se aliava a gestão anterior, oposição à atual, e faz parte da atual.) e a posição da imprensa... nós aki tbm temos um galvão bueno... que vive falando de preconceito SUL/SULDESTE X NORTE/NORDESTE... preconceito esse que existe, vide parodia do hino do SPORT no cruz de savoia, mas que não é tão grande quanto pintam...

enfim...

no final da historia são paulo e pernambuco tem muito em comum, inclusive os diretores de merda, a imprensa de merda e os torcedores de merda...
por sorte temos bons torcedores tbm e tenho esperança de que um dia seremos maioria... apesar de lembrar de um texto do barney que ele, contra todos os seus principios, declara que o futuro é de estadios cheios de alienados e consumidores....


abraços

FORZA PALESTRA E PELO SPORT TUDO!

Rodrigo Barneschi disse...

Pô, Anderson, onde é que eu escrevi algo nessa linha?

Anônimo disse...

não falei isso não... só quis dizer que o preconceito existe... nunca disse que vinha de vc... apesar do fato que quando vc tá puto com alguma coisa, e tá perto de um jogo contra o SPORT, vc sempre dá um jeitinho de chamar de puta do nordeste...
=p

relaxa pows...
como diria o torcedor do rivale:
"nóis é Brodí!!"

abraços!

FORZA PALESTRA E PELO SPORT TUDO!!!

PS: pelo andar da carruagem... vou torcer por um empate aki e uma vitoria do PALESTRA aí... assim o PALESTRA classifica e o SPORT tbm!

Anônimo disse...

mals barney...

vc escreveu em algum post, INDIGNADO que se diga, algo como "infelizmente, se o elitismo continuar, as atitudes dos dirigentes e da imprensa tbm continuar... o futuro é negro para os torcedores..."

não tenho certeza se era exatamente assim, mas o post foi baseado nesse espirito...

se eu não tivesse fudido aki (doente) ia procurar...

abraços!

FORZA PALESTRA E PELO SPORT TUDO!!!

Rodrigo Barneschi disse...

Fala, Anderson!
Cara, não me lembro disso. Vou até procurar depois quando tiver um tempo.
E estarei aí no Recife no dia 8. Falamos mais pra frente.
Abraços

Anônimo disse...

pô barney, nem tenho certeza se foi um post mesmo... ou aqueles mini-posts que vc faz nos comentarios... espero que vc ache...

Abraços!