30 janeiro 2009

Noite de Libertadores

Esta semana fez o palestrino relembrar um período glorioso para todos nós, aquele entre o final do século passado e o início deste, quando Felipão criou uma identidade única entre clube, torcida e jogadores. Fazia tempo, provavelmente desde 2000, que não jogávamos na terça e na quinta de uma mesma semana (ou quarta e sexta, como era mais habitual). Por mais que seja cansativo, a maratona faz bem à alma do torcedor, em especial quando o time, antes desacreditado, mostra todo esse potencial de 12 gols em 4 jogos.

O melhor de tudo é viver novamente o clima dessas noites de Libertadores, como resume bem o
blog do Júnior. Claro que o rival de ontem, quase amador, não está à altura (não confundir com altitude) da competição, mas o entrosamento entre time e torcida foi bem aquele que se espera de uma Libertadores. Casa cheia, clima de decisão, festa e guerra ao mesmo tempo, tensão, incentivo incondicional, pressão no adversário.

Na base da velocidade, vieram os cinco gols e uma vitória que poderia ser ainda maior e mais contundente, em especial porque os bolivianos não deveriam ter encontrado o maldito gol de fora. No fim das contas, as coisas ficaram de bom tamanho.

***

1. Ao lado do SPFC, o Palmeiras é o clube brasileiro que mais vezes disputou a Copa Libertadores da América. É um feito considerável, e a ele podemos acrescentar também a nada agradável marca de torcermos pelo time mais roubado em sua própria casa em jogos do interclubes continental. Não cabe agora elencar todos os erros que impediram trajetórias ainda mais gloriosas no passado, mas eu digo apenas que ontem, diante do amador Potosí, tivemos um pênalti não assinalado e um gol anulado após impedimento inexistente. Dois erros graves. Provavelmente não terão peso ao final da disputa, mas são bastante emblemáticos.

2. Domingo, em Campinas, tem mais. Vai o time reserva e tal, mas nós temos de fazer a nossa parte na arquibancada. Saída de SP para Campinas ainda pela manhã.

7 comentários:

Anônimo disse...

Freguesiaaaaaaaa! :D
Boa tarde!

2014 no Morumbi então? Se vemos por lá.

Nesse ano não vão ganhar nem paulistinha! hUAEHAUHAUhUA

Nicola disse...

Realmente, o clima de Libertadores é diferente... Dava pra ter colocado uns 30mil pagantes, não fossem regras de "estatuto do torcedor" e afins, e a empresa vagabunda que fazer o que bem entende com os ingressos, e a diretoria que permite esse absurdo. Quem sabe agora mude, com o Belluzzo... Aliás, viram ele subindo a Caraíbas, cumprimentando e tirando fotos com torcedores? Sensacional!

Quanto ao jogo, grande atuação da equipe, aliás em todos os 4 jogos desse ano. 12 gols até agora é realmente impressionante, mas vamos com calma, pois só pegamos adversários fracos. De qualquer forma, dá pra ver que esse time é bem melhor que o do ano passado, mas versátil e rápido. E o melhor, parece que o Luxa tá afim de trabalhar mesmo.

Barneschi, ainda não foi a despedida. Temos Libertadores e Paulista nesse semestre para aproveitar bem esses últimos momentos. Pena que uma eventual final da Liberta's não poderá ser disputada em nosso querido Palestra, pela mesma merda das regras feitas para o não-torcedor... Abs!

Vitor dos Reis disse...

Eu particularmente gosto muito de jogos a noite, acho que tem um charme a mais, sei lá,e se tratando de libertadores então, nem se fala.O jogo dessa quinta foi espetacular, não somente pelo placar, mas por todo o ambiente do jogo.

Abraços,

E "south park" meus pêsames pelo seu nanismo mental.

Craudio disse...

VIVA A BOLÍVIA! SALVE EVO!

Bruno D'Angelo disse...

Barneschi , beleza?

Duas coisas :

1 - não há como ficar sem dar risada do comentário bambi. Apesar de não termos como negar que somos fregueses na Libertadores , é bom também lembrar a esse infeliz que o mundo é redondo;

2 - Eu também achei que ficou um pouco pesado o comentário sobre os bolivianos; mas é só uma opinião;

Abraço.

Bruno D'Angelo.

Junior disse...

Valeu pela referência. Felizmente, sentimos aquele clima novamente. E foi só o primeiro jogo.

Assim como o Rafael, também sou favorável aos jogos na altitude, O mando de casa deles deve ser respeitado.

San Lorenzo venceu lá. Flamengo empatou. Acho que a prática de futebol, apesar de extremamente dificil é viável por lá.

Assim como também era extremamente dificil encarar os times uruguaios no Centenário. Ou as famosas pedradas do Defensores del Chaco. Ou mesmo o forte calor do Nordeste em jogos do Brasileiro.

Ps: Campinas estou dentro, alguma novidade sobre ingressos?

Anônimo disse...

VIVA A BOLÍVIA!!!